O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, anunciou que mais de 160 países já garantiram hospedagem em Belém, com outros 30 em negociações finais para a conferência que começa na próxima segunda-feira (10). Ele destacou a expectativa de participação quase total das partes da ONU, com ajustes personalizados para atender as delegações, incluindo opções como hotéis, imóveis privados e navios transatlânticos. Correia enfatizou que os preços da rede hoteleira se equilibraram, permitindo acomodar todos os participantes de forma eficiente. Além disso, ele celebrou o histórico brasileiro de engajamento social desde a Eco 92, prevendo uma das maiores participações de povos indígenas, ONGs e sociedade civil em todas as COPs, o que deve tornar o evento um marco de militância climática.
Com investimentos federais superiores a R$ 4 bilhões, somados aos aportes estadual e municipal, o total ultrapassa R$ 6 bilhões, transformando Belém e a região Norte. Correia afirmou que a COP30 já alterou a realidade local, com obras de saneamento e drenagem beneficiando mais de 600 mil pessoas na periferia, além de melhorias como a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém e o Porto de Outeiro, que agora abriga transatlânticos e impulsiona o turismo. Esses legados visam qualidade de vida de longo prazo e desenvolvimento econômico, com o Parque da Cidade finalizando preparativos para receber líderes mundiais e delegações.
Enquanto ajustes finais, como pavilhões e ar-condicionado, são concluídos, Correia reforça que Belém está pronta para o evento, destacando o potencial de rotas de cruzeiros e o impacto positivo na economia regional e no Brasil como um todo.