terça-feira , 3 fevereiro 2026
Início Distrito Federal Moradores do Gama cobram ações urgentes contra transtornos por caminhões
Distrito FederalSegurança

Moradores do Gama cobram ações urgentes contra transtornos por caminhões

18
Rua no Gama com caminhões causando transtornos em área residencial no Distrito Federal.

Moradores da quadra 24 do Setor Leste do Gama, no Distrito Federal, enfrentam transtornos diários devido ao fluxo intenso de caminhões, resultando em acúmulo de lixo, infestação de pragas, barulho excessivo, estacionamento irregular e falta de iluminação pública. Eles cobram ações urgentes de autoridades como Detran-DF, SLU, DF Legal, CEB IPes, SES-DF e Administração Regional do Gama para sinalização e limpeza. Os problemas persistem desde agosto de 2025, quando uma reclamação foi registrada no Detran-DF, sem resolução até janeiro de 2026.

Transtornos causados pelo tráfego de caminhões

O fluxo de caminhões para descargas em comércios próximos transforma a rua estreita em um caos diário, das 7h às 18h. Moradores relatam descarte irregular de lixo, que atrai pragas como baratas, e estacionamento irregular que bloqueia acessos. Essa situação gera insegurança noturna e impactos na saúde, agravados pela falta de sinalização adequada.

Meu filho recém-nascido estava com bronquiolite e eu precisava levá-lo ao hospital, mas o caminhão não me dava passagem. Meu filho é o meu bem mais precioso e, na hora, agi sem pensar. Parti para cima do caminhoneiro. Ele chegou a me processar, mas não deu em nada.

Ronaldo Peres, um dos residentes, descreve um episódio de desespero causado pelo bloqueio de vias. Já Tiago Souza destaca a persistência de infestações apesar de medidas pessoais.

Já fiz a dedetização da minha casa, mas continuo tendo problemas com infestação de baratas. Uma vez fiquei acordado até tarde para tentar identificar a origem e constatei que o problema vem da própria rua, por causa do acúmulo de lixo.

Respostas das autoridades e promessas de ação

As autoridades respondem com notas prometendo fiscalização e reparos. A CEB IPes afirma que incluirá o local na programação de manutenção para checagem de iluminação. Processos abertos na Administração Regional e Detran-DF ainda aguardam solução, enquanto moradores, incluindo um casal anônimo, expressam frustração com a lentidão.

O chamado do cidadão é a principal forma de identificar rapidamente os pontos com falhas e programar os reparos. O local será incluído na programação das equipes de manutenção para checagem e reparos necessários o mais breve possível.

Apesar das promessas, os problemas continuam afetando a qualidade de vida na quadra 24 do Setor Leste do Gama. Residentes esperam que as fiscalizações prometidas pelo DF Legal e SLU resolvam o acúmulo de lixo e o estacionamento irregular. A SES-DF é cobrada para ações contra pragas, destacando a necessidade de coordenação entre órgãos para uma solução efetiva em 2026.

Conteúdos relacionados

Sema-DF prorroga prazo para edital de recuperação do Cerrado até 8 de fevereiro

Sema-DF estende prazo do Edital Recupera Cerrado II até 8 de fevereiro...

Tjdft encerra 2025 com 607 mil processos julgados e alta na demanda judicial

TJDFT encerra 2025 com 607 mil processos julgados e alta na demanda...

Estudo revela impactos sociais e financeiros dos jogos de azar no DF

Estudo de 2026 revela impactos sociais, financeiros e de saúde dos jogos...