A previsão meteorológica indica que o Natal de 2025 em São Paulo pode se tornar o mais quente já registrado na capital paulista, de acordo com análise da MetSul Meteorologia e da meteorologista Estael Sias. Baseada em modelos de previsão e dados históricos, a projeção destaca um cenário atípico para o fim de dezembro, período que geralmente coincide com o auge da estação chuvosa, marcado por nuvens e precipitações que moderam as temperaturas. Como explica Estael Sias, da MetSul, “normalmente, não é nessa época do ano que a cidade registra as maiores temperaturas”. No entanto, a presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) sobre o Centro do Brasil está reduzindo a instabilidade atmosférica, afastando as chuvas do Sudeste e permitindo um aquecimento mais intenso devido à menor cobertura de nuvens.
Nos últimos dias, as máximas no Mirante de Santana, estação de referência do Instituto Nacional de Meteorologia, oscilaram entre 33 °C e 34 °C. A MetSul prevê que tanto a véspera quanto o dia 25 de dezembro atinjam entre 34 °C e 35 °C, com potencial para valores ainda mais elevados em áreas específicas da cidade. Se confirmadas, essas marcas superariam o recorde histórico para a data, vigente desde 1961. Um dado relevante é que sete dos dez Natais mais quentes ocorreram nos últimos 20 anos, o que reforça uma tendência de elevação das temperaturas em São Paulo, segundo a análise da MetSul.
Apesar do calor intenso, a previsão aponta para a possibilidade de pancadas isoladas de chuva nos próximos dias, algumas delas fortes, com riscos de alagamentos e ventos. A partir da próxima semana, espera-se um aumento na umidade, levando a um período mais chuvoso até o Ano-Novo, embora as temperaturas não subam tanto, resultando em um tempo mais abafado.