Os primeiros 12 ônibus elétricos da frota de 90 veículos começaram a circular no transporte público coletivo do Distrito Federal na quarta-feira, 24 de junho de 2026. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), em parceria com o Governo do Distrito Federal e a empresa Piracicabana, deu início à operação nas linhas 109.3, 109.4, 108.5 e 0.110, que partem da Rodoviária do Plano Piloto e atendem cerca de 25 mil passageiros por dia.
Operação inicial nas linhas do Plano Piloto
Após cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores, os veículos entraram em serviço de forma gradual. A frota total será liberada progressivamente até atingir a totalidade dos 90 ônibus elétricos. A operação inicial envolve quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.
os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. Segundo ela, a operação inicial envolve quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.
Sandra Holanda
Avanço na transição energética da frota
Os ônibus 100% elétricos contribuem para reduzir emissões de poluentes e níveis de ruído no Distrito Federal. A iniciativa marca o primeiro passo concreto da substituição gradual da frota convencional por veículos mais sustentáveis, com impacto positivo na qualidade do ar e no conforto dos usuários.
Próximos passos da implantação
Novos veículos serão incorporados conforme o cronograma definido pela Semob-DF. A ampliação da frota elétrica deve ocorrer de maneira escalonada, garantindo a manutenção da qualidade do serviço nas linhas já atendidas e a preparação de infraestrutura para as próximas etapas.