quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Brasil Brasil premia ações inovadoras que reduzem a fome em estados e municípios
Brasil

Brasil premia ações inovadoras que reduzem a fome em estados e municípios

36

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou os vencedores da primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome, uma iniciativa que reconhece esforços de estados, municípios e do Distrito Federal para combater a insegurança alimentar grave e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Com 40 premiações no total, as ações foram avaliadas por uma comissão de especialistas, divididas em três categorias principais. Na categoria de Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional, que destaca as maiores quedas nos índices de fome grave entre 2022 e 2024, os estados premiados foram Alagoas, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já na categoria de Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan, os destaques foram Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Pernambuco, além de municípios como Itajaí (SC), Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), Picuí (PB), São Cristóvão (SE), Osasco (SP) e o Distrito Federal.

A terceira categoria, Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, premiou seis iniciativas estaduais e 20 municipais. Entre os estados, Ceará venceu com o Programa Ceará Sem Fome, Paraná com o Programa Compra Direta Paraná, Maranhão com o Banco de Alimentos, Bahia com o Programa Bahia Sem Fome, Espírito Santo com o Programa Compra Direta de Alimentos e Pernambuco com o Programa Bom Prato. Nas ações municipais, destacam-se projetos como Cartão Proteção Social em Nova Russas (CE), Da Floresta para a Mesa em Careiro (AM), Assistência Técnica e Extensão Rural em Brasília (DF), Banco de Alimentos em Itanhaém (SP) e Divinópolis Sem Fome em Divinópolis (MG), entre outros como Política de Combate à Fome em Eldorado do Carajás (PA) e Intersetorialidade que Alimenta com Cuidado em Maracanaú (CE).

De acordo com o MDS, o prêmio reforça os avanços recentes do país no combate à fome, como a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO e a queda nos índices de insegurança alimentar grave apontados pelo IBGE. Instituído no Plano Brasil Sem Fome, ele reafirma o compromisso com o Direito Humano à Alimentação Adequada, previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional.

Conteúdos relacionados

Lucas Pinheiro conquista prata na Copa do Mundo de esqui e sobe para segundo no ranking

Lucas Pinheiro, esquiador brasileiro, brilha com medalha de prata no slalom gigante...

Natal escaldante: São Paulo e Rio de Janeiro registram temperaturas recordes no feriado

A cidade de São Paulo viveu um Natal atipicamente quente nesta quinta-feira...

Natal de 2025 pode bater recorde como o mais quente da história em São Paulo

A previsão meteorológica indica que o Natal de 2025 em São Paulo...

Correio lança canal no WhatsApp para entrega diária de notícias principais

O Correio anunciou uma nova forma de distribuição de conteúdo jornalístico por...