Os servidores públicos do Distrito Federal vão poder curtir um feriado estendido de quatro dias no final de novembro. Isso acontece graças ao ponto facultativo decretado para o dia 21, uma sexta-feira, que vem logo após o feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, uma quinta-feira. A medida foi oficializada na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal dessa segunda-feira, 3 de novembro, e promete dar um respiro extra para quem trabalha no setor público, emendando com o fim de semana.
No entanto, nem todos os serviços param por completo. O decreto deixa claro que áreas essenciais como saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, limpeza urbana e fiscalização de transporte não são afetadas. Essas unidades devem seguir as orientações de suas chefias e manter escalas para garantir que os atendimentos aos cidadãos continuem sem interrupções.
Essa decisão reflete uma estratégia para valorizar o funcionalismo público, especialmente em um ano com vários ajustes no calendário de feriados. Para os jovens servidores ou aqueles que acompanham a política local, é uma oportunidade de planejar viagens curtas ou simplesmente descansar, mas sempre lembrando da importância de serviços que não param, como os de emergência. O impacto no dia a dia da capital deve ser mínimo, graças às exceções previstas, mantendo o equilíbrio entre folga e responsabilidade pública.